Qual a diferença de um modelo PDF e PDO

Modelos em PDF (Portable Document Format )

Para criar um Papercraft você precisa de um projeto, este pode ser comprado ou gratuito baixando na internet, boa parte dos arquivos a venda são em formato PDF que junto deles deveria vim um manual de instruções para sua montagem, este arquivos em PDF temos algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens

1º - O modelo em PDF dificulta a pirataria do arquivo para tal é necessário muito conhecimento sobre Photoshop, Corel Draw ou ate mesmo Autocad (vantagem para o Designer/Modelador).

Desvantagens

1º - Não permite alteração do arquivo original;
2º - Dificulta a alteração de tamanho do projeto;
3º - Dificulta a conversão para a Silhouette ou qualquer máquina de corte obrigando o usuário rastrear imagem por imagem de cada página;
4º - Boa parte dos arquivos são tirados de PDO's que por sua vez foram tirados de algum jogo ou seja o usuário que esta vendendo a arte não modelou o projeto original, por isso ele não tem o direito de venda ou propriedade sobre o personagem.

Modelos em PDO (Pepakura Designer Object)

Para criar um PDO é necessário localizar um modelo em 3d no formato *.obj, este modelo pode ser criar em ferramentas de modelagem como 3DMAX, Blender ou Metasequoia, todos trabalham com polígonos, vertices e faces possibilitando assim a criação de projetos exclusivos vai depender da sua criatividade e experiência ao utilizar qualquer uma dessas ferramentas.

Após modelo criado abrindo o Pepakura Designer é possível abrir o arquivo no formato *.obj, com isso é possível fazer a alteração de textura ou o Unfold ou desdobramento que é o processo de converter um projeto em 3d em bidimensional.

É so imaginar um dado de 6 lados sendo aberto e recortamos para monta-lo quando estávamos na pré-escola por exemplo, aquilo é um unfold e o dado um papercraft.

Vantagens

1º - É possível alterar a escala do projeto
2º - Refazer unfold
3º - Diversos tipos de exportações como o formato *.obj, Silhouette cameo facilitando assim o corte e em PDF
4º - Permite colocar senha no projeto

Desvantagens

1º - Possui uma baixa segurança e permite softwares alterados retirarem senhas dos projetos
2º - Facilita a pirataria.


Bem agora que você já entende a diferença entre o PDF e PDO você esta pronto para entender um pouco sobre o Pepakura Designer e Pepakura Viewer, siga para a próxima página.

Voltar